quarta-feira, 28 de junho de 2017

Top:7 Melhores canais do youtube de Bushcraft(sobrevivencialismo)

Melhor lugar para aprender técnicas de Bushcraft é no youtube, e aqui está a lista de alguns canais que tratam o assunto de Bushcraft e Sobrevivencialismo do melhor jeito possível para entender.




Guia do Sobrevivente
Giuliano Toniolo

Tocandira Atividades Mateiras

Pesca, Atividades Mateiras e Sobrevivência

1% MATEIRO

Celso Cavallini

CR Bushcraft

O que é Bushcraft?

O bushcraft é uma atividade cuja tradução mais livre para o português seria "artes do mato".
Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e ação sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas, mas tem vindo a cair no esquecimento da população em geral, que por falta da sua prática, que por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias.
Falamos de coisas tão simples como saber acender um fogo sem fósforos ou isqueiros,
saber construir um abrigo,

uma jangada
ou uma cesta com fibras naturais.

Inclui ainda o conhecimento de como fabricar uma corda com fibras naturais,

esculpir uma colher

ou outros utensílios em madeira e construir uma faca,

machado ou ferramentas semelhantes.

Estas são algumas das atividades que há algumas décadas eram bastante comuns, mas que com a industrialização se tem vindo a perder. Não obstante o seu valor permanece imutável, sendo estas técnicas e os princípios subjacentes às mesmas a base de toda a sociedade industrializada.
O praticante de bushcraft não se propõe a reinventar a roda, apenas a saber como funciona, como a pode fazer, e como a pode utilizar para resolver problemas. Toda a base da evolução humana, e no fundo da própria sobrevivência depende de uma só coisa: capacidade de adaptação. Torna-se necessário olhar para um objecto, um pedaço de madeira, barro, couro ou pedra e não ver aquilo que o objecto é, mas aquilo que o objecto pode ser.
O bushcraft distingue-se de várias outras atividades, até da própria "sobrevivência" como é vista pelo grande público no sentido em que vai para além do "sobreviver a algo" num curto espaço de tempo, estando mais próximo do "viver depois de algo" numa perspectiva de mais longo prazo. Daí a importância de algumas preocupações, como conhecer os recursos de cada região, as épocas de produção de cada planta, os animais de cada zona, etc. A grande riqueza e mais-valia de prática de todas estas artes, com a inclusão de técnicas de primeiros socorros, etc, é o conhecimento do mundo e de nós próprios que nos torna mais capazes e confiantes de ultrapassar os problemas, quer no quotidiano quer em situações extremas, conhecimento esse que se espera que se um dia vier a ser preciso, e nunca saberemos quando o será, nos possa ser útil a nós e a quem de nós puder precisar na altura."

Sobrevivencialismo....Ed Stafford

Um dos assuntos que eu mais gosto é Sobrevivencialismo, hoje em dia está cada vez mais em alta esse assunto, que na verdade já passou de apenas *um assunto* para um estilo de vida.E que muitas pessoas são adeptas, no mundo todo, esse estilo de vida é muito diferente do que o comum.

Para quem não sabe oque é Sobrevivencialismo...é um movimento de grupos ou indivíduos (chamados sobrevivencialistas ou preparadores) que estão ativamente preparando-se para emergências, até em caso de possíveis rupturas na ordem política e social local, regional, nacional ou internacional. Os sobrevivencialistas normalmente preparam-se para se antecipar a esses acontecimentos por meio de treinamentos, armazenamento de água e comida, preparação para autodefesa e autossuficiência, e/ ou construindo estruturas que os ajudarão a sobreviver ou desaparecer (ex.: refúgios de sobrevivência ou abrigos subterrâneos). É um movimento predominante nos Estados Unidos e por isso sua nomenclatura é fundamentada no inglês, assim como suas principais preocupações são relacionadas com riscos existentes naquele país.
As rupturas frequentemente citadas pelos sobrevivencialistas são: catástrofes naturais, catástrofes provocadas pela humanidade, ruptura na ordem social e política, colapso geral da sociedade, colapso da economia, emergências sanitárias e evento apocalíptico inexplicável.


Uma pessoa que eu admiro imensamente e que me incentivo muito para querer aprender mais, me aprofundar cada vez mais no assunto,  é nada menos e muitos mais do que Ed Stafford.... que é uma pessoa super bem preparada e que se vira em qualquer lugar do mundo, lugares inóspitos mesmos.
Para quem gosta de acampar, com certeza, já ouviu e viu falar desse cara, ele é feras em questão de sobrevivência.
Para falar sobre o Ed, para quem não sabe ele por ser o primeiro ser humano a percorrer o rio Amazonas inteiro andando pelas margens teve seu lugarzinho especial no Guines*Livro dos Recordes*, por merecer né. Ele foi para uma ilha sem água e sem comida e sobreviveu durante 60 dias, lá sozinho. Isso simplesmente não é para qualquer um né? E ele também fez o sobrevivente que fica, também sozinho em lugares de muita dificuldade. Falando sério, ele é ou não é o cara?

Para quem está começando agora nessa prática, eu recomendo assistir os programas do Ed e qualquer um que tenha esse cara, pois ele é fera no que faz e não está lá para brincar e sim para sobreviver.

Existe dois tipos de preparação... 
O de curto prazo...se caracteriza por mochilas, quando o holocausto em questão tem características não duradouras, os equipamentos e suprimentos podem ser carregados em mochilas. O que você achar que é de suma importância para sua sobrevivência, mas não exagere nas quantidades de suprimento, pois a mochila pode ficar muito pesada, e fica difícil a locomoção. 


E de longo prazo...se caracteriza por hortas, quando o colapso tem características duradouras o sobrevivencialista pensa em plantar sua própria comida, cria sua própria iluminação etc. Ou até um banker bem estruturado com tudo que possamos imaginar....mas isso da pra deixar para depois.